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GRUPERT 2016 – GRUPO PERMANENTE DO ESTUDO DA ENTREVISTA
DIRETRIZES PARA O QUARTO SEMESTRE DE ATIVIDADES DO GRUPERT
O GRUPERT dá sequência às suas atividades com a volta do período letivo 2016.2, e a qualidade e o compromisso com as produções serão foco desse quarto semestre de trabalhos do nosso projeto.
Seguem abaixo as diretrizes que orientarão o projeto em 2016.2
1.    As reuniões, a partir de 02/08, sofrem alteração e ao invés de ocorrer presencialmente duas vezes por semana passam a ocorrer presencialmente às terças-feiras, 9h da manhã no Labcom, enquanto as quintas-feiras ficam resguardadas à solução de dúvidas e auxílios com as atividades desenvolvidas no semestre.
1.1.Tendo apenas uma reunião semanal, para discussão de pauta e outras atividades, os demais dias úteis da semana ficam resguardados para produção e execução das matérias discutidas e planejadas, de forma que o prazo final para as postagens é INDISCUTÍVEL e INADIÁVEL.
1.2.Serão agendadas reuniões esporádicas para a realização de oficinas e palestras, bem como de atividades em grupo de campo, mas estas previamente programadas e repassadas ao grupo.
1.3.Nas quartas-feiras, das 15h às 18h30, Thayane estará disponível para auxílios e solução de dúvidas quaisquer referentes ao projeto, seja na elaboração das pautas, revisão, apuração e afins.

2.    A dinâmica de produção de conteúdo para o blog e para o jornal impresso será no sistema de equipes de reportagens, estas responsáveis pelo planejamento das temáticas, produções e demais desenvolvimentos das pautas, previamente elegidas em reunião grupal, que devem ser trabalhadas coletivamente.
2.1.O número de integrantes e os componentes das equipes variarão de acordo com as pautas elencadas e planejadas e com o número de integrantes ativos no projeto, de forma que, com exceções, não há fixação dos papéis desempenhados pelos integrantes do GRUPERT – uma vez que é objetivo do projeto a formação e instrução das mais diversas habilidades dos membros, é estimulada a participação em diferentes funções e papéis para o máximo aprendizado.
2.1.1.    Organograma elaborado elucida as funções e papéis do sistema de redação convencional contemplado pelo GRUPERT, a fim de expor como suas atividades corroboram para a realidade do sistema mercadológico de trabalho da área.
·         Editor chefe / diretor de redação
·         Revisor
·         Repórter / Redator
·         Diagramador / Programador visual
·         Fotógrafo
2.1.2.    A admissão de novos membros no projeto fica dependente da proporção de membros atualmente ativos, de forma que a equipe geral do projeto não ultrapasse a marca de 15 pessoas, uma vez que não há interesse de que haja uma expansão exacerbada do corpo ativo em prol da melhor administração e organização das atividades.
2.1.2.1.Caso haja algum interesse de engajamento, reportar ao grupo, de forma que seja mantido sempre o contato para que, uma vez aberta uma vaga, esta seja preenchida para o não prejuízo das atividades programadas.
2.2.A exemplo do último semestre de atividades, será organizado um calendário mensal de postagens, disponibilizado no meio digital para os membros, de forma que cada equipe ficará responsável por uma sexta-feira de publicação no blog, a fim de gerar um revezamento e espaçamento entre as matérias de cada equipe, ou seja, mais tempo para a produção de um conteúdo de qualidade, bem trabalhado e bem finalizado.

3.    Priorizando a construção de conteúdo jornalístico de qualidade, as pautas devem ser planejadas de forma que possibilitem uma discussão aprofundada, pertinente, atual e de utilidade pública de temáticas em voga na esfera pública.
3.1.O foco das nossas atividades em 2016.2, após o desenvolvimento de conhecimentos teóricos sobre os gêneros e práxis jornalísticos, está em grandes reportagens, matérias de cunho mais objetivo, com teor informativo e de utilidade pública, bem como em materiais mais subjetivos como crônicas, perfis e artigos de opinião.
3.2.Buscamos com isso cumprir com nossa missão social como jornalistas em produzir conteúdo de credibilidade e consistência, e o GRUPERT se propõe justamente como uma oficina experimental, onde seus membros têm seus primeiros contatos com o fazer do jornalismo, podendo caminhar com suas próprias pernas e trilhar seus próprios caminhos com o aprendizado que adquirem no projeto.
3.3.Para melhor sistematização do conteúdo produzido em arquivo de publicações do projeto, as pautas/textos devem ser englobadas nas seguintes editorias:
·         Política
·         Esportes
·         Cultura
·         Geral
·         Economia
4.    O sistema de postagem e impressão nos veículos do GRUPERT continua o mesmo: No blog, postagem semanal às sextas-feiras, programadas para às 20h; e para o jornal impresso impressões quinzenais de 100 exemplares às segundas-feiras, com distribuição ao longo da semana com foco no LabCom, setor I e setor II.
4.1.Segue o calendário de postagens no blog, contabilizando as sextas-feiras entre Agosto e Dezembro, considerando o período letivo oficial:
Agosto: 5, 12, 19, 26
Setembro: 2, 9, 16, 23, 30
Outubro: 7, 14, 21, 28
Novembro: 4, 11, 18, 25
Dezembro: 2, 9
4.1.1.    Apesar da fixação das equipes de postagens das sextas-feiras, o blog é aberto a demais publicações de produções individuais de nossos membros, as quais entram com o marcador ESPECIAL, na vinculação da postagem no blog. Depois de revisados e discutidos, e havendo um consenso geral, os textos são mais que bem vindos no nosso veículo.
4.2.Segue o calendário de impressão do jornal, contabilizando as segundas-feiras entre Agosto e Dezembro, considerando o período letivo oficial:
Agosto: 1, 15, 29
Setembro: 12, 26
Outubro: 10, 24
Novembro: 7, 21
Dezembro: 5
4.3.Será organizado mensalmente do o calendário do projeto, com as datas de publicação nos veículos, oficinais, palestras, aniversários, datas comemorativas e pautas na agenda pública relevantes para o projeto.

5.    A tabela de controle de acessos (disponível juntos aos arquivos no Drive do projeto) é alimentada semanalmente, todos os sábados, de forma que é feita a contagem das visualizações para que seja observada a aceitação das publicações frente ao público a partir das estatísticas levantadas pela tabela.
5.1.Todos os dias 14 é dia de fechamento da tabela, forma que é totalizado o número de acessos entre os meses correspondentes
5.2.O principal objetivo dessa tabela é traçar estratégias de publicação para que seja feito uma análise de conteúdo, e assim planejar futuras ações.

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