UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
DO NORTE
PROEX – PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO
CCHLA – CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS,
ARTES E LETRAS
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
GRUPERT 2016 – GRUPO PERMANENTE DO
ESTUDO DA ENTREVISTA
DIRETRIZES PARA O QUARTO
SEMESTRE DE ATIVIDADES DO GRUPERT
O GRUPERT dá sequência às suas
atividades com a volta do período letivo 2016.2, e a qualidade e o compromisso com as produções serão foco desse quarto
semestre de trabalhos do nosso projeto.
Seguem abaixo as diretrizes que
orientarão o projeto em 2016.2
1.
As
reuniões, a partir de 02/08, sofrem alteração e ao invés de ocorrer
presencialmente duas vezes por semana passam a ocorrer presencialmente às terças-feiras, 9h da manhã no Labcom, enquanto
as quintas-feiras ficam resguardadas à solução de dúvidas e auxílios com as
atividades desenvolvidas no semestre.
1.1.Tendo apenas uma reunião semanal, para discussão de pauta
e outras atividades, os demais dias úteis da semana ficam resguardados para
produção e execução das matérias discutidas e planejadas, de forma que o prazo
final para as postagens é INDISCUTÍVEL e INADIÁVEL.
1.2.Serão agendadas reuniões esporádicas para a realização de
oficinas e palestras, bem como de atividades em grupo de campo, mas estas
previamente programadas e repassadas ao grupo.
1.3.Nas quartas-feiras, das 15h às 18h30, Thayane estará
disponível para auxílios e solução de dúvidas quaisquer referentes ao projeto,
seja na elaboração das pautas, revisão, apuração e afins.
2.
A
dinâmica de produção de conteúdo para o blog e para o jornal impresso será no sistema de equipes de reportagens,
estas responsáveis pelo planejamento das temáticas,
produções e demais desenvolvimentos das pautas, previamente elegidas em reunião
grupal, que devem ser trabalhadas coletivamente.
2.1.O número de integrantes
e os componentes das equipes variarão de acordo com as pautas elencadas e
planejadas e com o número de integrantes ativos no projeto, de forma que, com exceções, não há
fixação dos papéis desempenhados pelos integrantes do GRUPERT – uma vez que é
objetivo do projeto a formação e instrução das mais diversas habilidades dos
membros, é estimulada a participação em
diferentes funções e papéis para o máximo aprendizado.
2.1.1.
Organograma
elaborado elucida as funções e papéis do sistema de redação convencional
contemplado pelo GRUPERT, a fim de expor como suas atividades corroboram para a
realidade do sistema mercadológico de trabalho da área.
·
Editor
chefe / diretor de redação
·
Revisor
·
Repórter
/ Redator
·
Diagramador
/ Programador visual
·
Fotógrafo
2.1.2.
A
admissão de novos membros no projeto fica dependente da proporção de membros
atualmente ativos, de forma que a equipe geral do projeto não ultrapasse a
marca de 15 pessoas, uma vez que não há interesse de que haja uma expansão
exacerbada do corpo ativo em prol da melhor administração e organização das
atividades.
2.1.2.1.Caso haja algum interesse de engajamento, reportar ao
grupo, de forma que seja mantido sempre o contato para que, uma vez aberta uma
vaga, esta seja preenchida para o não prejuízo das atividades programadas.
2.2.A exemplo do último semestre de atividades, será
organizado um calendário mensal de postagens, disponibilizado no meio digital
para os membros, de forma que cada
equipe ficará responsável por uma sexta-feira de publicação no blog, a fim
de gerar um revezamento e espaçamento entre as matérias de cada equipe, ou
seja, mais tempo para a produção de um conteúdo de qualidade, bem trabalhado e
bem finalizado.
3.
Priorizando a construção de conteúdo
jornalístico de qualidade, as pautas devem ser planejadas de forma que
possibilitem uma discussão aprofundada, pertinente, atual e de utilidade
pública de temáticas em voga na esfera pública.
3.1.O foco das nossas atividades
em 2016.2, após o desenvolvimento de conhecimentos teóricos sobre os gêneros e
práxis jornalísticos, está em grandes reportagens, matérias de cunho mais
objetivo, com teor informativo e de utilidade pública, bem como em materiais
mais subjetivos como crônicas, perfis e artigos de opinião.
3.2.Buscamos com isso cumprir com
nossa missão social como jornalistas em produzir conteúdo de credibilidade e
consistência, e o GRUPERT se propõe justamente como uma oficina experimental,
onde seus membros têm seus primeiros contatos com o fazer do jornalismo,
podendo caminhar com suas próprias pernas e trilhar seus próprios caminhos com
o aprendizado que adquirem no projeto.
3.3.Para melhor sistematização do
conteúdo produzido em arquivo de publicações do projeto, as pautas/textos devem
ser englobadas nas seguintes editorias:
·
Política
·
Esportes
·
Cultura
·
Geral
·
Economia
4.
O
sistema de postagem e impressão nos veículos do GRUPERT continua o mesmo: No blog, postagem semanal às sextas-feiras,
programadas para às 20h; e para o jornal impresso impressões quinzenais
de 100 exemplares às segundas-feiras, com distribuição ao longo da semana
com foco no LabCom, setor I e setor II.
4.1.Segue o calendário
de postagens no blog, contabilizando as sextas-feiras entre Agosto e
Dezembro, considerando o período letivo oficial:
Agosto: 5, 12, 19, 26
Setembro: 2, 9, 16, 23, 30
Outubro: 7, 14, 21, 28
Novembro: 4, 11, 18, 25
Dezembro: 2, 9
4.1.1. Apesar da fixação das
equipes de postagens das sextas-feiras, o blog é aberto a demais publicações de
produções individuais de nossos membros, as quais entram com o marcador
ESPECIAL, na vinculação da postagem no blog. Depois de revisados e discutidos, e
havendo um consenso geral, os textos são mais que bem vindos no nosso veículo.
4.2.Segue o calendário
de impressão do jornal, contabilizando as segundas-feiras entre Agosto e
Dezembro, considerando o período letivo oficial:
Agosto: 1, 15, 29
Setembro: 12, 26
Outubro: 10, 24
Novembro: 7, 21
Dezembro: 5
4.3.Será organizado mensalmente do o calendário do projeto,
com as datas de publicação nos veículos, oficinais, palestras, aniversários,
datas comemorativas e pautas na agenda pública relevantes para o projeto.
5.
A
tabela de controle de acessos (disponível juntos aos arquivos no Drive do
projeto) é alimentada semanalmente, todos os sábados, de forma que é feita a
contagem das visualizações para que seja observada a aceitação das publicações
frente ao público a partir das estatísticas levantadas pela tabela.
5.1.Todos os dias 14 é dia de fechamento da tabela, forma que
é totalizado o número de acessos entre os meses correspondentes
5.2.O principal objetivo dessa tabela é traçar estratégias de
publicação para que seja feito uma análise de conteúdo, e assim planejar
futuras ações.
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